domingo, 17 de abril de 2011

O que fazer quando o mais velho...

Fica agressivo: explique que ele tem todo o direito de sentir raiva, mas não o de descontar em alguém. E tome cuidado: “O castigo, nesse momento, não costuma dar bons resultados”, alerta Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia

Apresenta regressão no comportamento: elogie a autonomia que ele já tinha conquistado e não incentive o retorno da antiga conduta. Se a criança voltar a fazer xixi na calça, por exemplo, é melhor carregar uma muda de roupas do que colocar as fraldas novamente.

Torna-se introspectivo: estimule o envolvimento da criança nas atividades relacionadas ao bebê, assim ela se sentirá mais importante. Você pode, por exemplo, pedir para ela pegar a fralda do menor quando for trocá-la ou solicitar sua ajuda para organizar as roupas do mais novo.

Exagera no carinho ao irmão: muitas crianças não sabem que são fortes demais para a fragilidade do caçula e acabam esmagando o pequeno na hora do abraço. Cabe aos pais ensinar a dosagem certa do afeto – e da força, claro.

Ignora o irmão ou a mãe: um pouco de atenção sempre cai bem. Deite-se com a criança, conte uma história, faça com ela alguma atividade que era só de vocês antes de o novo filho chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário